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Por que escolhemos a Pedagogia de Projetos?

Segundo Ventura (1998), a Pedagogia de Projeto oportuniza aos estudantes, um conhecimento integral, possibilitando uma interdisciplinaridade, esclarecendo que o conhecimento não é exclusividade de apenas determinada disciplina. Como o próprio autor ressalta, a articulação dos conhecimentos é objetivo fundamental para se romper com a forma rígida de enquadrar os conteúdos.

Nessa perspectiva, Piaget (1969), psicólogo francês, adepto da Escola Ativa constatou que o suo da metodologia da Pedagogia de Projetos no processo de ensino aprendizagem, despertava o interesse do aluno, sua ação e reflexão na produção do conhecimento, como também, os
princípios de autonomia, de pesquisa procurando motivar o interesse do aluno buscando aprimorar o seu desenvolver mental, afetivo, físico e social.

O trabalho com projetos constitui uma das posturas metodológicas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo pela sua força motivadora e aprendizagens em situação real, de atividade globalizada e trabalho em cooperação. O ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o nãodeterminado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas. Ainda Moura (op. cit.) destaca que a Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos estudantes, por que os processos de aprendizagem acontecem na perspectiva de pesquisa orientada.

Fonte: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2018/19/a_pedagogia_de_projetos_e_sua_relevancia_como_praxis_pedagogica_e_instrumento_de_

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